top of page

CARTA DO I SEMINÁRIO PIBID DO LITORAL PARANAENSE e IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL – IFPR/PARANAGUÁ

 

 

O PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, é hoje uma das principais políticas de formação de professores para a educação básica. Atualmente, é uma das políticas de maior alcance, possibilitando a articulação entre escolas da rede pública de educação básica federal, estadual e municipal, seus professores e estudantes, bem como estudantes de licenciaturas de instituições públicas e privadas e seus respectivos docentes. 

 

Na contramão dessa importante política, o Programa vem sofrendo cortes no seu orçamento desde o ano de 2015, seja para custeio ou para bolsas, e no presente ano esteve à beira do seu encerramento, que só foi evitado graças às mobilizações coordenadas pelo Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PIBID (FORPIBID). Somado a isso, enfrenta-se no cenário político e econômico nacional atual um conjunto de medidas que impactarão fortemente nas licenciaturas e na educação pública em geral: como a Medida Provisória-746 (Reforma do Ensino Médio), O Projeto “Escola sem Partido” e a PEC-55/2016 que prevê uma drástica limitação dos gastos públicos para os próximos 20 anos. 

 

Para o litoral paranaense, cujas instituições de ensino superior e educação básica, representadas nesse Seminário, que ainda possuem necessidades urgentes de manutenção da sua estrutura e pessoal, os efeitos serão nefastos e colocam em cheque a continuidade das suas atividades. 

 

Pelo exposto, os subprojetos PIBID presentes neste Seminário manifestam o seu rechaço às medidas acima citadas, bem como qualquer tentativa de enfraquecimento dos setores públicos. Reafirmamos também a necessidade de manutenção e ampliação do PIBID, atualização do valor das bolsas, para que possa dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos até o momento e poder alcançar cada vez mais um número maior de escolas básicas e, dessa forma, continuar construindo as condições para a valorização da educação pública e da formação docente.

 

Paranaguá, 07 de dezembro de 2016.

bottom of page