
CIÊNCIAS SOCIAIS
O subprojeto de Física do PIBID IFPR Campus Paranaguá atua com duas equipes de bolsistas, distribuídos em escolas próximas ao campus. Na Escola Municipal Professor Joaquim Tramujas Filho a atuação ocorre no ensino de ciências no ensino fundamental I com temas sobre Astronomia e Astronáutica; Luz, Cores e Sombras; Confeccção de Brinquedos associados à questão ambiental e conceitos físicos; A Astronomia por meio do lúdico e materiais exploratórios. No Colégio Estadual Porto Seguro, os bolsistas desenvolvem atividades no ensino fundamental II com temas voltados a Temperatura e Calor, Cinemática de forma lúdica; Construção de Planetário; e no ensino médio com temas sobre Movimento; Fluidos; Óptica; Eletricidade entre outros.
Durante o ano de 2016, o PIBID de Ciências Sociais atuou em três escolas da rede pública de ensino desenvolvendo suas atividades com as turmas de ensino médio, duas delas no município de Paranaguá: o Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga e o Colégio Estadual Instituto de Educação Caetano Munhoz da Rocha – I.E.E. e uma no município de Pontal do Paraná, o Colégio Estadual Prof. Paulo Freire.
Diferentes temáticas foram abordadas pelos bolsistas PIBID, por meio de oficinas, debates, produção de vídeos, organização de exposição, exibição de vídeos, gincanas, organização de palestras. Entre elas estavam:
- A questão racial, sob as seguintes perspectivas: a história do negro em Paranaguá, o movimento negro, quilombos, racismo na escola e a representação cultural negra (reggae, capoeira, etc).
- A questão indígena: estudantes do ensino médio produziram vídeos e exposição no Museu de Arqueologia e Etnologia/UFPR sobre as três etnias indígenas presentes no estado (Kaingang, Xetá e Guarani), as consequências da Usina Belo Monte e implicações da PEC-215 e o preconceito sofrido por esses povos.
-Gênero e diversidade: intervenções sobre a dominação masculina, patriarcalismo, feminismo, violência contra a mulher, gravidez na adolescência e homofobia.
- Ideologia da alimentação: um projeto interdisciplinar do Colégio com as disciplinas Filosofia, Sociologia e Biologia tendo como objetivo proporcionar a reflexão sobre a alimentação saudável e a crítica reflexiva dos mecanismos ideológicos da Indústria Cultural em relação à cultura alimentar.
- Diversidade e desigualdade, nessa temática foram pautados a questão da intolerância religiosa, racismo, machismo, bullying e homofobia.
- Apoio a organização do grêmio estudantil
Além dessas temáticas, o PIBID-Ciências Sociais participa das comissões organizadoras das atividades em celebração do Dia da Consciência Negra em ambas as escolas.