top of page

Artes 1 - Artes cênicas

O Objetivo do PIBID - Artes 1 é desenvolver atividades relacionadas às artes performativas no contexto do ensino fundamental e médio, considerando as linguagens artísticas como uma forma de conhecimento.

Anteriormente coordenado pelo professor Alaor de Carvalho, os bolsistas vieram desenvolvendo atividades relacionadas com jogos teatrais e com processos de montagem teatral, sendo neste momento inseridos elementos de uma metodologia conhecida como drama in education ou process drama, desenvolvido inicialmente na Inglaterra e difundido no Brasil por meio da pesquisadora Beatriz Angela Vieira Cabral (UDESC).

Entendemos que o Drama como método de ensino é uma abordagem crítica e que considera formas de conhecimento tácito e incorporado como importantes nos processo de aprendizado. Confrontando-se com circunstâncias ficcionais que se desenrolam em episódios, o estudante busca suas própias formas de resolução dos conflitos advindos da trama. Neste processo ele tem a oportunidade de construir argumentos e de refletir à partir de situações postas no espaço (e portanto desde um ponto de vista experiencial) sobre uma série de questões transversais que dizem respeito ao ambiente socio cultural em que ele está imerso.

Ao inserirmos elementos do drama nas nossa atividades, acreditamos que mais do que desenvolver todo um processo para que uma apresentação seja feita no final, diversos dos exercicios e atividades se estruturam já como um jogo cênico que não depende de um público externo e que prioriza o "experienciar" mais do que o "mostrar". 

Assim como nos jogos teatrais, os elementos da linguagem teatral vão sendo apresentados dentro dos próprios jogos cênicos, explorando ao mesmo tempo diversas estéticas e possibilidades de hibridação entre formas artísticas.

Artes 2

PIBID “Compreendendo a cultura do litoral do Paraná, por meio das diferentes linguagens: Artes Visuais, Música e Literatura”.

Este PIBID está presente no Complexo Educacional Escola Municipal Francisco dos Santos Jr. e na Escola Estadual Tereza da Silva Ramos, ambos da cidade de Matinhos, litoral do Paraná. Os objetivos propostos por este projeto são: capacitar os participantes no estudo sobre a construção do conhecimento humano e sobre os métodos e metodologias do ensino-aprendizagem da Arte; Aprofundar e divulgar o conhecimento da cultura produzida e vivida no litoral do Paraná e; Transmitir estes conhecimentos a partir de processos criativos que estejam calcados nas linguagens artísticas e na interdisciplinaridade. Tem como propósito ser um espaço para a experimentação, produção, fruição, reflexão e difusão das diferentes expressões artísticas, especialmente aquelas que são produzidas sobre/na região do Litoral Paranaense. Entende-se que a apreensão de todas as linguagens sejam de vital importância para o processo de ensino-aprendizagem e que, estabelecer diálogos entre estas diferentes formas de expressão promove uma intensificação nas respostas cognitivas. Este PIBID encontra-se vinculado a Câmara do Curso de Licenciatura em Artes, da UFPR/Setor Litoral, e também ao Programa de Extensão “O Mundo Mágico da Leitura/UFPR, PROEC 108/12 – parcerias essenciais para trabalhar de maneira aprofundada com as linguagens verbais e não-verbais concomitantemente. Os bolsistas deste PIBID trabalham em grupos compostos por 3/4 pessoas que se dividem entre turmas de 4. a 7. anos de Ensino Fundamental. Preliminarmente, são realizadas pesquisas quantitativa/qualitativa para verificar qual o conhecimento já adquirido, por estas crianças e adolescentes, sobre a arte e a cultura do litoral do Paraná. Numa segunda etapa, os bolsistas passam a elaborar planos de aula que, além de priorizar os objetivos propostos, consigam entrelaçar o conhecimento, o lúdico e o prazer da criação artística. Este PIBID parte de duas premissas básicas: a da arte como área do conhecimento, com epistemologia e características próprias e; de que parte da interação com a área da arte se dá a partir das experiências do conhecer, do fazer e do fruir. Semanalmente cada bolsista faz, individualmente, um relatório sobre o andamento de seu processo pessoal e coletivo. Ao final de cada semestre nova verificação é realizada, agora com a intenção de averiguar os resultados obtidos.

Professora coordenadora: Luciana Ferreira

Professora supervisora: Gicelli Petrini da Silva Brunkhorst e Gleisse Vanessa Garcia

Bolsistas: Angélica Tavares de Souza, Jonathan Werf Weiss, Lucas Dalcin, Luiza Machado Ribeiro, Maria Virgínia Gapski Giordani, Priscila Fernanda Franco, Priscila Zinco de Oliveira, Talissa Natana da Maia, Vinícius Eduardo Mesquita, Ariani Alencar João, Daniele Parreira, Ingrid dos Santos, Josiane Pereira, Sheron Nunes Machado.

© Foto: Rodrigo Janasievicz. 

bottom of page